segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS NO CAIC

No último sábado dia 18 de agosto, a Direção da Escola Francisca Moura Pereira da Silva- CAIC, realizou comemoração do dia dos pais, o dia começou com um jogo de futebol entre o time dos pais contra o time dos funcionários da escola, os pais e funcionários se divertiram muito, e o jogo acabou 4 x 4 no tempo normal, e nos pênaltis o time dos funcionários ganhou de 5 a 4 do time dos pais, os pais se divertiram muito e ficaram muito satisfeitos e pediram a direção da escola para todo sábado realizarem um treino no campo da escola, o que foi prontamente aceito pela direção e a partir do próximo sábado 25 de agosto os pais juntamente com seus filhos usarão o espaço da escola para o seu lazer, depois do jogo foi oferecido aos pais um almoço com uma deliciosa feijoada onde os pais se confraternizaram e cometaram sobre os principais lances do jogo.









PROJETO A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E VIVENCIADO NO CAIC

  As professoras de matemática da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva: Maria José Martins e Irêne Figueirôa juntas com os demais professores e alunos do Ensino Fundamental II realizaram durante a última semana o projeto : "A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO", tendo como objeto de estudo a influência que o ensino da matemática possui na formação cidadã visto que esta ciência não deve ser tratada como uma ferramenta utilizada para desenvolver isoladamente o raciocínio e as habilidades cognitivas.  As escolas da cidade foram convidadas para a culminância do projeto que aconteceu no último dia 17 de agosto no CAIC, a maioria das escolas compareceram para prestigiar o projeto realizado pelos alunos e professores do CAIC.











quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CAIC SUPERA TODAS AS METAS DO IDEB, E TEM A MELHOR NOTA ENTRE AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TAQUARITINGA DO NORTE


     O IDEB mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino com base no desempenho nas avaliações realizadas através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, a cada dois anos, com a Prova Brasil.

            Com o IDEB ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e frequência. As metas são o caminho traçado de evolução individual dos Índices.

            Com relação às metas projetadas para a Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC,  teve uma evilução nítida, partindo dos resultados obtidos nas avaliações anteriores, conforme demonstra o portal do IDEB, onde nos anos iniciais do ensino fundamental onde a meta para 2011 era 3.6 e atingimos 4.2, já nos anos finais do ensino fundamental a meta para 2011 era de 3.9 e a escola atingiu 4.2, nas duas modalidades o CAIC ficou acima da média.

       A escola melhorou também os índices em relação ao ano de 2009, nos anos iniciais subimos de 4.0 para 4.2, e o grande avanço foi visto nos anos finais onde em 2009 tínhamos ficado com a nota 2.4 para 4.2, melhoria esta que só foi possível devido a equipe de profissionais preparados e dedicados que trabalham nesta escola que tem como o seu bem maior o aluno.
      
         Hoje no CAIC existem vários projetos como : CAICART, MAIS EDUCAÇÃO, CORAL FRANCISCA MOURA, projetos esses desenvolvido com o intuito de aumentar a permanência dos alunos na escola, e que eles sejam os próprios autores do seu destino.

como demonstra os gráficos abaixo:







domingo, 12 de agosto de 2012

CAIC vivencia dia do Estudante

Na última sexta feira 10 de agosto os alunos da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva, vivenciaram o dia do estudante fazendo, durante toda manhã os alunos disputaram um campeonato de futebol e de futsal onde todas as turmas do Ensino fundamental II , jogaram no campinho e na quadra da escola onde a animação da torcida tomou conta da quadra, no intervalo foi servido um delicioso lanche com cachorro quente, pipoca e refrigerante.



Como nasceu o dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

O que é ser "Estudante"?
Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?
Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!
E ser jovem, o que é?
Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?
E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?
Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:
"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."

A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!

Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca



CAIC

CAIC