domingo, 31 de março de 2013

DIREÇÃO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS DE ALUNOS DO CAIC ELABORAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA 2013


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar esse documento :

Os professores, funcionários, direção e pais se reuniram no último dia 27 de março para juntos debaterem e elaborarem o Projeto Político Pedagógico de 2013, várias idéias foram debatidas e novas metas foram traçadas para o ano de 2013, confira os principais pontos de um Projeto Político Pedagógico : 

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar  e no CAIC não é diferente.  O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.


Vice Diretora Elisângela, Diretor Marcos Augusto e o Supervisor Almir.

Professores e funcionários participaram ativamente da construção do PPP 2013.
Várias metas foram estabelecidas.
O Diretor Marcos Augusto falou que fará de tudo para que todas as metas do PPP  2013 sejam atingidas.

terça-feira, 26 de março de 2013

PREFEITO EVILÁSIO FOI O ENTREVISTADO DA RÁDIO CAIC NESTA ÚLTIMA TERÇA FEIRA



O entrevistado da rádio CAIC na manhã desta terça-feira foi o prefeito Evilásio Araújo que ficou encantado com esta iniciativa e aceitou de pronto o convite do Diretor Marcos Augusto para ser o entrevistado no dia da comemoração da páscoa na escola. “Exemplos de atividades como esta tem que ser expandidas para outras escolas, pois esta rádio é um importante veículo interno de comunicação e transformação social, levando informações à comunidade estudantil. Muito nos orgulham estas inovações implantadas no CAIC pelo professor Marcos Augusto e sua equipe e que muito vem contribuindo com o desenvolvimento da educação em nosso município”, declarou o prefeito muito satisfeito com a perfeita integração entre a rádio e a comunidade escolar do CAIC. 


O programa foi comandado pelos alunos Cosmo e Gustavo que fizeram perguntas desde como foi a vida estudantil do Prefeito, fazendo uma retrospectiva da vida do Prefeito até os dias de hoje e sobre as atividades realizadas como Prefeito e suas conquistas e obras para a cidade, os alunos perguntaram também como o dia a dia do Prefeito, Evilásio respondeu a todas as perguntas e ficou muito contente em ver a desenvoltura dos alunos.

A Rádio Escolar do CAIC vem tendo grande destaque, iniciativa que tem como objetivo desenvolver a convivência social dos alunos, fazendo os mesmos não se intimidarem quando forem falar em público, e perderem o medo de se expressarem e debaterem suas ideias, contribuindo na integração da escola com a comunidade estudantil, tornando o intervalo do recreio escolar mais educativo através dos programas apresentados que estão ajudando os alunos a se aprofundarem mais sobre os assuntos voltados para a educação e para o futuro dos mesmos, tendo esta iniciativa agradado a todos os alunos da instituição. 


“Esta é mais uma importante ação que se materializa aqui no CAIC. O interesse pela comunicação é uma antiga cobrança de nossos alunos que agora virou realidade através da nossa rádio escolar”, pontuou o diretor Marcos que vem fazendo uma revolução no CAIC, professor e um grande entusiasta de práticas que estão mudando a cara e melhorando os índices da educação na Dália da Serra.





PÁSCOA DO CAIC SUPEROU TODAS AS ESPECTATIVAS


  Os alunos da Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC vivenciaram na manhã da última terça-feira  (26) a festa de Páscoa da Instituição.
O Coral da Francisca Moura abrilhantou a Páscoa do CAIC

 Crianças fantasiadas de coelhinhos, apresentações culturais e exibições de vídeos religiosos foram algumas das atividades realizadas pelo corpo docente da instituição com o alunado, relembrando a Paixão e Morte de Jesus e a sua Ressureição.  
  

  Na ocasião, foram distribuídos vários doces entre a criançada e realizados sorteios de ovos de chocolate e cestas com vários artigos pascais.  




   O Prefeito do Município Evilásio Araújo também se fez presente e assistiu atentamente as apresentações de algumas turma, o Prefeito elogiou a direção, alunos e professores pelo empenho e a dedicação pela educação do Município.




   Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos, professores e demais funcionários  da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, arrecadaram alimentos para ajudar várias famílias necessitadas, a distribuição dos alimentos aconteceu nas comunidades mais carentes da cidade.
 





   A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais. 
  A virtude da solidariedade vai além dos bens materiais. Difundindo os bens espirituais da fé, a Igreja favoreceu também o desenvolvimento dos bens temporais, aos quais muitas vezes abriu novos caminhos. Assim foi-se verificando, ao longo dos séculos, a palavra do Senhor: "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas" 

quinta-feira, 21 de março de 2013

CAIC AGORA TEM RÁDIO ESCOLAR



  Através de iniciativa da direção da escola nesta semana foram realizados os primeiros testes para o início da rádio escolar do CAIC, aonde a mesma será comandada pelos próprios alunos que se revezarão e ficarão com o dever de comandar as transmissões diariamente no horário do recreio, os assuntos serão os mais variados temas sobre a educação, serão realizadas entrevistas com professores, funcionários e supervisores. A iniciativa tem por objetivo desenvolver a convivência social dos alunos, fazendo os mesmos não se intimidarem quando forem falar em público, e perderem o medo de se expressarem e debaterem suas idéias, o programa também ajudará a integração da escola e o espaço do recreio se tornará mais educativo, os programas apresentados na rádio também ajudarão os alunos a se aprofundarem mais sobre os assuntos voltados para a educação e para o futuro dos mesmos.





sábado, 16 de março de 2013

CAIC TAQUARITINGA : PROJETO KARATÊ NA ESCOLA



DIRETOR MARCOS AUGUSTO FIRMOU PARCERIA COM O PROFESSOR DE KARATÊ MÁRIO LUIZ

INTRODUÇÃO:
A prática das lutas faz parte da vida do homem desde tempo remoto, entre outros, na perspectiva da sobrevivência humana em luta por comida, abrigo ou defesa, ou mesmo como uma prática corporal para o bem estar orgânico. Institucionalizada enquanto modalidade esportiva, constitui-se num fenômeno cultural de marcante universalidade, que, devido aos benefícios que advém de sua prática, tem um número gradativamente mais elevado de praticantes. No contexto contemporâneo, enquanto uma produção humana, as lutas possuem um corpo de conhecimento e uma prática corporal que faz parte do saber escolar e não escolar, assim as lutas constituem-se em conteúdo a ser ensinado pela área de Educação Física em nível de escola e em outros ambientes da educação não formal. Tradicionalmente presente no meio escolar da Educação Física, o conteúdo esportivo apresenta uma diversidade de manifestações, quer seja quanto a sua forma de organização pedagógica para a aprendizagem (iniciação ou estimulação esportiva, aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento), quer seja na distribuição do seu ensino nos diferentes níveis escolares, quer na definição de qual saber esportivo deve adentrar a escola. Nesta perspectiva realizou-se este estudo com o objetivo de investigar o interesse e prática da modalidade karatê no ambiente escolar por alunos(as) do ensino fundamental.
METODOLOGIA:
Para tanto foi realizada pesquisa de natureza descritiva no contexto escolar, tendo como população os(as) alunos(as) matriculados 4° ao 9°ano do ensino fundamental utilizando-se como instrumento de investigação o questionário com questões abertas e fechadas. O questionário enquanto instrumento de investigação foi utilizado como meio direto de obter-se informações junto ao alunado em cima do contesto estudado.
RESULTADOS:
Interpretando as informações constatou-se que o conhecimento demonstrado pelos pesquisados indica que o karatê faz parte do contexto social de vida dos mesmos, quer tenha sido apreendido através outras pessoas, meios de comunicação televisiva (programas esportivos, filmes) ou contato direto onde muitos alunos do CAIC participam de aulas de Karatê no CRAS. Foi relevada pelos pesquisados a importância de aprender algum tipo de luta corporal no contexto da Educação Física na escola. Observando o interesse dos(as) alunos(as) pelas lutas como um conteúdo da Educação Física escolar no ensino fundamental I e II, foi detectada a grande preferência por parte dos mesmos em relação ao karatê. Analisando os dados constatou-se que um número significativo de alunos(as) demonstrou seu interesse em praticar o karatê na escola, o que significa que este esporte mantinha a atração dos(as) alunos(as) da escola investigada o que pode levar a existências de novos potenciais praticantes. O interesse dos alunos pelo karatê existe e este conteúdo pode ser ensinado e praticado na escola sob os diferentes níveis de aprofundamento (da estimulação ao treinamento).
CONCLUSÕES:

Consideramos que as informações obtidas neste estudo apresentam importantes elementos a serem observados quando da discussão e seleção dos conteúdos esportivos da Educação Física no que diz respeito as lutas de modo geral e ao karatê de modo particular. Pode-se concluir que existe um interesse evidente por parte dos alunos pela aprendizagem esportiva das lutas, em especial pelo karatê, apontando a relevância que este conteúdo tem para a população investigada, o diretor da escola Marcos Augusto  entrou em contato com o professor de Karatê Mário Luíz que tem uma vasta experiência como professor da modalidade e o mesmo se prontificou voluntariamente de dá aulas aos nossos alunos todas sextas feiras, o professor constatou que os alunos que praticam a modalidade melhoram suas notas e a disciplina tanto em sala de aula como em casa e que futuramente os próprios alunos serão os instrutores dos colegas mais novos







ENTREGA DO MATERIAL ESCOLAR



Pais da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, lotaram o auditório da instituição nesta segunda-feira dia 11 de março do ano em curso para receberem o kit escolar dos seus filhos. Ao todo são mais de 1.400 alunos que estão sendo beneficiados com mais uma ação da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que assumiu a tarefa desde o ano de 2012 de ofertar recursos que possibilitem e incentivem as nossas crianças e jovens a uma educação pública com qualidade e valores sociais.
A iniciativa visa também a valorização da boa aplicabilidade dos recursos públicos destinados a nosso povo, afirmou a Secretária Ilka Paloma.
O encontro foi coordenado pelo Diretor da Escola o Professor Marcos Augusto, juntamente com toda a sua equipe, os quais vem desenvolvendo um excelente trabalho a frente do CAIC.

Acompanhe alguns momentos:































segunda-feira, 4 de março de 2013

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO É SUCESSO NO CAIC


  A Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC,  foi a primeira escola Municipal a implantar o programa Mais Educação fazendo a adesão no ano de 2011, O programa foi implantado em 2012 na escola e visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil, os alunos assistem aula normal em um período e no outro realizam as atividades do Programa,  Nesses estudos destacou-se  "IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município definindo assim a área de atuação do programa.
   O Diretor Marcos Augusto e a Vice Diretora Elisângela não esconderam a satisfação com o começo de mais um ano letivo do Programa Mais Educação, o diretor Marcos Augusto disse o seguinte : "É muito  gratificante ver o sucesso do Programa Mais Educação em nossa escola, no ano passado tivemos bastantes dificuldades pois era algo novo tanto para a escola tanto para os alunos, mais nos superamos e o  Mais Educação do ano passado foi um sucesso e obtivemos resultados excelentes, o aprendizado dos alunos teve uma grande evolução, os alunos gostam muito do programa pois ele é muito dinâmico e prende a atenção deles, e eles aprendem se divertindo, e esse ano contamos com novas atividades como aulas de música , hip hop e aulas de  reforço de português e matemática. Quando assumi a escola no final de 2010 eu tinha um sonho que era proporcionar aos alunos atividades diferentes que prendessem a atenção dos alunos e que fossem inovadoras, e quando conheci o Programa Mais Educação através da Diretora de Ensino Tatiana Araújo me encantei pelo Mais Educação e com o apoio de Tatiana e da SEDUC conseguimos implantá-lo em nossa escola, e desde então só temos o que comemorar, pois este Programa é fundamental para o sucesso de nossa escola e a cada ano procuramos aumentar a quantidade de alunos que participa, em 2012 tínhamos 186, este ano temos 250 e o objetivo para 2014 e chegarmos a 320 alunos," concluiu. 
    Hoje os alunos que participam do Programa Mais Educação são das turmas do 5° e 9° ano.
        

   
Mais Educação no CAIC um programa que deu certo.


Reforço de Português e Matemática

Aula de Hip Hop


Aula de Hip Hop

Alunos fazendo alongamento antes da atividade


Aquecimento divertido


Almoço rico em frutas e verduras





CAIC

CAIC