terça-feira, 26 de maio de 2015

GUSTAVO HENRIQUE VENCE AS ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO CAIC



Gustavo Henrique venceu as eleições para a Presidência do Grêmio Estudantil do Caic Taquaritinga, Gustavo obteve 191 votos, e tomou posse como novo Presidente no dia 22 de maio. Confira o Resultado Geral:



GUSTAVO TOMANDO POSSE, JUNTO COM OS MEMBROS DE SUA CHAPA



VOTAÇÃO 

GUSTAVO 191 VOTOS

RIAM 147 VOTOS

MARIANA 75 VOTOS

IARA 73 VOTOS

JANATAN 48 VOTOS

IGOR 45 VOTOS

FELIPE 29 VOTOS

LIVIA 20 VOTOS

ALICE 18 VOTOS


A ELEIÇÃO MOVIMENTOU A ESCOLA


DEBATE

VOTAÇÃO


O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões.

Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola. 

É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.



terça-feira, 19 de maio de 2015

Palestra sobre o abuso e a exploração sexual contra Crianças e adolescentes foi realizada no CAIC

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS. De Taquaritinga do Norte, promoveu  uma palestra na escola Francisca Moura - CAIC, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


O 18 de maio foi instituído pela Lei Federal Nº 9.970/00, como “O dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Essa data foi escolhida em virtude de um crime que comoveu o pais em 1973, o caso Araceli, uma menina de oito anos que foi assassinada após ter sido violentada em Vitória no Espírito Santo.

 A intenção foi destacar a data para mobilizar sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar desse luta de prevenção e combate à violência sexual contra as crianças e adolescentes. Pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É  preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo 
de violência e proteger meninos, meninas e adolescentes.


 As denúncias podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou ligando para o Disque Denúncia Nacional – Disque 100 – Serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas. Também podem ser denunciados casos de maus-tratos, negligência e pornografia.

O Disque 100 – funciona todos os dias das 8h às 22h, a ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar.

O CREAS Já realizou palestras nas escolas de Algodões, Jerimum, Mateus Vieira e no Ginásio Experimental Severino Pereira, todas em parceria com o SEAS, CRAS’S, conselho tutela e escola municipal.






Reunião com os pais

Na última semana foi realizado no auditório da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, uma reunião com os pais dos alunos da educação Infantil ( Creche ), na oportunidade vários assuntos de grande importância para o desenvolvimento das crianças foram tratados, temas como : Horário, didática, parceria da escola com os pais foram tratados durante a reunião. 







terça-feira, 12 de maio de 2015

Alunos do Ensino Fundamental II do Caic visitaram a Residência do Saudoso artesão Júlio Cazé




Alunos do Ensino Fundamental II do Caic visitaram a Residência do Saudoso Júlio Cazé ; e viram de perto o trabalho fantástico realizado por ele em vida.

Um pouco de Julio Cazé de Arruda


 Júlio Cazé de Arruda nascido em 09 de junho de 1931 no Riacho Doce do Júlio município de Taquaritinga do Norte, filho de Sifrônio Cazé Arruda e Antônia Maria da Soledade. Sempre residindo no Riacho Doce era agricultor, respeitava muito a natureza e nas horas vagas se dedicava ao artesanato, esculpindo peças em madeira sem utilizar emendas sendo um método impressionante.
Para fazer suas peças utilizava apenas três ferramentas rudimentares. Muito perfeccionista se preocupava com cada detalhe de suas peças para nada sair errado. A matéria prima utilizada era a Umburana, o tamanho da madeira era que determinava a peça a ser lapidada.


Além de artesão, Júlio Cazé gostava de brincar com as palavras transformando-as em versos o que resultou em música na voz do cantor Joãozinho Aboiador. No ano de 2000 realizou um sonho que foi lançar seu livro de poesias intitulado de “A Minha Alma Poeta” onde expôs muitos de seus versos contando lembranças e peculiaridades de sua vida.
Cada uma de suas peças tem um nome e uma história sempre contada de uma forma poética e divertida. Peças como “Parece mais não é” “Namoro de Sanfoneiro”, “Beijo Proibido” encantam quem conhece e são guardadas com muito cuidado e preservação pelos familiares.
Faleceu em sua residência em 2006, com 75 anos de idade, deixando sua esposa Maria José de Lucena e seus dois filhos Conceição Lucena Cazé e Janduí Lucena Cazé, os quais guardam com muito amor todas suas peças e sempre se emocionam quando relembram a vida do grande poeta e artesão Julio Cazé.





sexta-feira, 8 de maio de 2015

ALUNO ROBSOM CANTANDO UM ABOIO EM HOMENAGEM A TAQUARITINGA

Taquaritinga do Norte 128 anos de Emancipação Política

Posted by Markinho Xavier Leandro on Quinta, 7 de maio de 2015

ALUNO DO CAIC SE DESTACA NAS COMEMORAÇÕES DOS 128 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE


Noite Mariana da Escola Francisca Moura - CAIC


Na noite de 8 de maio, foi vivenciada a noite Mariana da Escola Municipal Francisca Moura pereira da Silva - CAIC, estiveram presentes o Diretor marcos Augusto, professores, funcionário , alunos e demais profissionais desta grande instituição de ensino, a Celebração foi realizada pelo Padre Ivemar Pontes Pároco da Igreja Matriz de Santo Amaro.







CAIC respira Cultura na semana emancipativa


Bardigão dá show de Cultura no CAIC

O artísta Norte Taquaritinguense Bardigão foi um dos homenageados pela escola Francisca Moura - CAIC, no Projeto Taquaritinga do Norte 128 anos de Emancipação Política, o artísta foi homenageado pelos alunos e professores com poesias e músicas trabalhadas em sala de aula sobre a história do artísta, apoós a apresentação dos alunos Bardigão deu uma aula de conhecimento quando falou sobre a cultura nordestina, o artísta interagiu com o público que atenciosamente acompanhou a apresentação atentamente, a professora Rossilene Pontes foi a responsável por desenvolver o trabalho com a turma.



Professora Bernadete Figueiroa também foi Homenageada

A Professora Bernadete Figueiroa , alem de professora tem um vasto acervo de versos, e poêmas sobre Taquaritinga do Norte, uma profissional dedicada e exemplar que muito contribuiu e contribui para a Educação no Município, as professoras Iva melo e Valéria Casé foram as responsáveis pela a bela homenagem a nossa querida professora.


Cordelista Roberto Celestino é um dos homenageados

Roberto Celestino também foi homenageado pelos alunos e professores do CAIC na tarde desta sexta feira , autor de vários Cordéis sobre assuntos relevantes para a sociedade, como : A DENGUE, o combate as Drogas, e também cordéis que retratam a cultura de Taquaritinga do Norte , Roberto tem sido destaque pelo seu trabalho não só na cidade mais em toda região, o Cordelista foi homenageado pelos alunos , e as professoras responsáveis pelo trabalho foram Luzia e Gracileide.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Educação infantil participa ativamente do Projeto Taquaritinga do Norte 128 anos de Emancipação Política

Com muita criatividade, a equipe da Creche do CAIC tem desenvolvido com os pequeninos atividades alusivas ao projeto Taquaritinga do norte 128 anos de Emancipação Política, projeto este idealizado pela SEDUC, e que terá sua culminância no próximo dia 7 de maio.  







TAQUARITINGA DO NORTE 128 ANOS DE EMANCIPAÇÃO : Alunos da sala do AEE participam de projeto de inclusão


Na tarde desta quarta-feira(06), alunos da turma de Atendimento Educacional Especializado – AEE da Escola Municipal Francisca Moura, participaram juntamente com as educadoras responsáveis, de um projeto de inclusão comemorando os 128 anos de Emancipação Politica de Taquaritinga do Norte.

O projeto consiste na realização de atividades que levem os alunos a terem contato com as riquezas da cidade, além de visitações a alguns pontos importantes do município.




A primeira visita aconteceu na Prefeitura Municipal, onde atenciosamente  foram recepcionados por o prefeito Evilásio, em seguida dirigiram-se até a igreja Matriz de Santo Amaro, seguindo para o roteiro final que aconteceu nas praças centrais, contemplando a  beleza das  Dálias e conhecendo as particularidades destes pontos que encantam e atraem turistas e munícipes.

ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL MOVIMENTAM A ESCOLA

  As chapas do grêmio estudantil já estão fazendo sua campanha em toda a escola , ao todo são 12 chapas inscritas.O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões.

 Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola. 
 É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.









domingo, 3 de maio de 2015

CRECHE : PROJETO: LITERATURA INFANTIL


A equipe da Creche do CAIC está desenvolvendo o Projeto Literatura Infantil, partindo do ponto que nesta faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação representa a realidade. Para elas, as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.
Aproveitando também, que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, a equipe da Creche sentiu a necessidade de montar este projeto abrangendo contos e histórias como: O lobo e os cabritinhos, Uma babá para os ursinhos, O sapo encantado etc., acreditando que o conto deve ser prazeroso e não repetitivo e mecânico, de forma que nos permita viajar em outro mundo proporcionando momentos de risos, novos conhecimentos e sonhos.












CAIC

CAIC