Plantação de árvores
Na sua forma mais simples, a educação ambiental tem por objetivo mostrar aos alunos, e sobretudo às crianças, na Escola Francisca Moura sempre resaltamos a importância do ambiente em que vivemos, que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar. Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que também são objeto de preocupação dos educadores - as crianças devem aprender a ser responsáveis, cumprir suas obrigações, respeitar os mais velhos, tratar bem a seus semelhantes, não se comportar de modo agressivo.
Horta dos alunos
Como dar formação ética e moral na escola, em relação ao meio ambiente como em relação a outros valores? A pior forma é fazer da formação moral objeto de um discurso retórico desvinculado da vida dos estudantes, assim como da própria realidade dos professores. Este tipo de retórica, no melhor dos casos, não consegue interessar e motivar os estudantes, e, em situações mais extremas, acaba por indispô-los contra as idéias apresentadas nas aulas, que são vistas como abstratas, desligadas da realidade da experiência diária das pessoas, quando não, diretamente, hipócritas. A melhor forma de educação moral é aquela que é dada pela prática quotidiana dos professores e dirigentes escolares. Os estudantes tendem a tomar seus pais e professores como modelos de vida, a serem copiados e emulados, e adotarão as formas de comportamento e os princípios morais de seus modelos. Uma família e uma escola que adotem, no dia a dia, práticas de cuidado com o meio ambiente, transmitirão naturalmente esta prática a seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções formais.
OS ALUNOS DO CAIC VIVEM EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE !
A horta dos alunos ja deu resultado , e os primeiros
legumes foram entregues a cozinha da escola para
serem aproveitados na merenda.
Resultado do esforço dos alunos .
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário