Aconteceu na manhã de quarta-feira (23) no auditório da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva, um grande evento em alusão ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” A homenagem que encantou e emocional a todos, foi promovida pela Secretaria de Educação e contou com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino. O Prefeito Evilásio Araújo compareceu ao evento levando seu apoio a causa das pessoas com deficiência, e a Secretária Ilka Paloma com a sua eficaz oratória falou da importância do evento e do excepcional trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação com a inclusão dos alunos especiais
Esta data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133 de 14 de julho de 2005. É comemorada em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.
Reflexão de Joselma Santos Coordenadora da Educação Especial no município:
O que significa essa data para nós?
Em nosso município essa é a 1ª vez que vivenciamos, para mostrar os bons frutos de anos de luta; hoje é dia de prestigiar, de refletir, de acreditar... Nosso objetivo é derrubar essa cultura que a pessoa com deficiência é incapaz. Nós acreditamos na pessoa quanto ser humano, que tem sentimentos, desejos e sonhos. Reconhecemos algumas limitações, mas nossas maiores vitórias, surgem de onde? Das grandes dificuldades...
Então diante de laudo médico que diz que esse criança não aprende na escola, de relato de pais ou terceiros que diz que não tem condições de convívio escolar, que não entende nada, não faz nada, que deve ficar em casa para que as pessoas não fiquem rindo, ignorando-as... Nós respondemos com amor, compromisso e acreditando, e hoje temos a alegria de mostrar para vocês os frutos da nossa luta, a luta por igualdade, acessibilidade e INCLUSÃO SOCIAL.
.Palavras de Maria da Conceição Lucena, Presidente do CONDEF (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência)
BOM DIA A TODOS; "Estou aqui pensando quantas vezes ouvi dizer: Uma andorinha só não faz Verão". Mas, se continuar cantando e chamando o sol, outras andorinhas que continuam agasalhadas no conforto do inverno que já terminou, vão acordando e cantam também. Assim me sinto ao ver que a Educação de Taquaritinga, através de abnegadas educadoras, umas entraram por amor, outras por condição, mas, vão descobrindo afinidades com a EDUCAÇÃO INCLUSIVA, e a corrente vai crescendo.
QUE outros setores da Sociedade, acordem também, o inverno acabou, o sol está acima do horizonte, o frio acabou, já é verão.
A Banda Forró dos Bossas participou do evento em homenagem aos especiais |
Em seguida as escolas se revesaram no palco com belas e diversificadas apresentações culturais, num verdadeiro show de variedades que encantou a todos.
Confira as imagens:
Educação inclusiva é.....
Toda criança, adolescente, jovem e adulto tem direito de estudar em uma escola regular, pública e de qualidade. Esse direito vale também para estudantes com deficiência, TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) / TEA (Transtorno do Espectro Autista) e altas habilidade / superdotação.
Quem são as pessoas com deficiências ?
São aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, diante de diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
No seu pronunciamento o Diretor Marcos Augusto, destacou a luta incansável de Lia Lucena presidente do CONDEF, e pontou sobre os melhoramentos feitos na acessibilidade das instalações físicas do CAIC, para melhor atender os alunos especiais. |
Um mundo verdadeiramente inclusivo é possível e bom para todos. Nele, desenvolvemos nossas capacidades e nos transformamos interna e externamente, pela força de ambientes de vida acolhedores, nos quais temos assegurado o direito de aprender uns com os outros e somos reconhecidos como cidadãos plenos, a partir de experiências socioeducativas que não nos categorizam, não nos discriminam.
Ao final sobraram aplausos para a educação especial da rede municipal de ensino que proporcionou esse magnifico espetáculo de inclusão social |
Com informações: Joselma Santos/Coordenadora da Educação Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário